Mais um Soneto para a minha coleção de músicas, e em breve lançarei um disco com o título "Só Sonetos". Serão 10 composições em forma de soneto, aguardem.
Enquanto não sai o novo disco, vamos de nova música.
No Balando do Mar
Eu estava sozinho olhando pro céu
O sol me queimava, fazia arder
A onda batia, parecia chover
Achei que o barco era de papel
Surgiram dois olhos da cor de mel
Tua pele, teu corpo, era o que dava pra ver
Morena tão linda, não sei descrever
Teu rosto vinha protegido com um véu
Foi quando eu pedi: - me ajude por favor
Me dá tuas mãos, vamos juntos remar
Aqui do meu lado, para me acalmar
Tua energia me fez sentir que é amor
Foi no balanço do mar
Que eu aprendi a te amar
Ouçam a versão da música "No Balanço do Mar" em MP3.
Espero que gostem. Valeu e até mais!
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Menina Preferida
Nome da minha mais nova composição, é um soneto perfeito, aquele com todas as regras, 2 quartetos e 2 tercetos, com rimas ABBA ABBA XYZ XYZ, além de todos versos decassilábicos, como fazia Vaz de Camões. Coincidência o sobrenome? rs
Menina Preferida
Nome: Menina Preferida
Letra: Alex Vaz
Melodia: Alex Vaz
Um olhar de menina decidida
Sua beleza é seu jeito de ser
Presente que tanto me faz dizer
Mais uma inspiração da minha vida.
Você é minha menina preferida
Me fez compor com todo meu querer
Canto sempre com todo esse prazer
Essa canção que fiz, é tão querida.
Com você foi tão fácil compor
Entre a gente houve inspiração
Momentos que adoramos relembrar
As palavras de carinho e de amor
Ficarão dentro do meu coração
E de você eu sempre vou lembrar
Assistam ao vídeo Menina Preferida com uma pré-gravação caseira.
Ouça a gravação da música Menina Preferida melhor trabalhada.
Para aqueles que curtem Sonetos, uma boa pedida.
Até mais e abraços!
Menina Preferida
Nome: Menina Preferida
Letra: Alex Vaz
Melodia: Alex Vaz
Um olhar de menina decidida
Sua beleza é seu jeito de ser
Presente que tanto me faz dizer
Mais uma inspiração da minha vida.
Você é minha menina preferida
Me fez compor com todo meu querer
Canto sempre com todo esse prazer
Essa canção que fiz, é tão querida.
Com você foi tão fácil compor
Entre a gente houve inspiração
Momentos que adoramos relembrar
As palavras de carinho e de amor
Ficarão dentro do meu coração
E de você eu sempre vou lembrar
Assistam ao vídeo Menina Preferida com uma pré-gravação caseira.
Ouça a gravação da música Menina Preferida melhor trabalhada.
Para aqueles que curtem Sonetos, uma boa pedida.
Até mais e abraços!
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Músicas do CD estão aqui
Olá meus amigos e minhas amigas, seguidores e leitores!
O meu CD já foi para a fábrica! As músicas serão colocadas no meu Palco MP3 Oficial!
http://palcomp3.com/alexvaz e em breve http://alexvaz.com.br
Espero que gostem e possam ajudar a divulgar!
Beijos e abraços!
Até mais!
O meu CD já foi para a fábrica! As músicas serão colocadas no meu Palco MP3 Oficial!
http://palcomp3.com/alexvaz e em breve http://alexvaz.com.br
Espero que gostem e possam ajudar a divulgar!
Beijos e abraços!
Até mais!
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
domingo, 9 de maio de 2010
Momentos Diferentes
A vida de quem escreve é uma montanha russa, uma hora você escreve coisas tristes e quando o humor muda, você escreve coisas alegres. Quando escrevi "Esperar em Soneto", estava num momento triste, mas com a esperança de que algo melhorasse. Quando melhorou, logo veio a vontade de escrever algo alegre. Nesse momento precisava apenas de uma ideia audaciosa, então me desafiei a reescrever o mesmo soneto, mas de forma que ficasse alegre. Com esse pensamento, ficou assim a minha mais recente música:
Esperar em Soneto 1ª parte
Esperei um sinal
O sinal não chegou
Solidão que pintou
Uma pena esse final
O que houve, afinal?
A menina nem ligou
Minha Faca me cortou
Esse corte foi fatal
Coração não perdoou
Perdeu sua cor
Sentiu esse não
O amor então voou
P'ra curar essa dor
Sem sua paixão
Esperar em Soneto 2ª parte
Recebi o sinal
Demorou, mas chegou
Alegria que pintou
Que beleza esse final
É o aviso, afinal!
A menina, enfim, ligou
Desta vez não cortou
Essa Faca é fatal
Coração já perdoou
Voltou sua cor
Chega de não
O amor, que então voou
Já curou sua dor
Com sua paixão
Essa é a vida de quem escreve, vivemos momentos diferentes sempre, o que nos traz os altos e baixos necessários para diversificarmos nossos textos. Agora é esperar em soneto e que os versos sejam a imagem do momento.
Esperar em Soneto 1ª parte
Esperei um sinal
O sinal não chegou
Solidão que pintou
Uma pena esse final
O que houve, afinal?
A menina nem ligou
Minha Faca me cortou
Esse corte foi fatal
Coração não perdoou
Perdeu sua cor
Sentiu esse não
O amor então voou
P'ra curar essa dor
Sem sua paixão
Esperar em Soneto 2ª parte
Recebi o sinal
Demorou, mas chegou
Alegria que pintou
Que beleza esse final
É o aviso, afinal!
A menina, enfim, ligou
Desta vez não cortou
Essa Faca é fatal
Coração já perdoou
Voltou sua cor
Chega de não
O amor, que então voou
Já curou sua dor
Com sua paixão
Essa é a vida de quem escreve, vivemos momentos diferentes sempre, o que nos traz os altos e baixos necessários para diversificarmos nossos textos. Agora é esperar em soneto e que os versos sejam a imagem do momento.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Transição
É muito comum o uso do termo transição quando se muda o comando de instituições, por exemplo, quando se troca um presidente da república, até o novo presidente assumir, o país passa por um período de transição. Quando um time muda de técnico, também passa por uma transição na forma de jogar. Mas uma transição que é complicada para qualquer ser humano, individualmente falando, é o estado civil. Na ideia de estado civil podemos incluir namorados, juntados ou qualquer forma que determine que duas pessoas têm um relacionamento. Nessa transição temos duas formas de interpretar: quando uma pessoa sai do estado de solteiro para casado e, da forma inversa, sai de casado para solteiro.
No primeiro caso sempre é mais fácil, pois se criam expectativas, sonhos em comum, paixão, entre outras coisas de casal. Ou seja, a transição vem com coisas boas, positivas, com aquilo que se deseja de fato. São as ideias e os ideais sendo colocados em prática. E quando se constrói uma relação sólida, provavelmente não se verá a segunda situação em ação.
No entanto, quando o inverso acontece, é uma situação muito complicada. A separação é muito ruim, até mesmo quando se sabe que é o melhor a se fazer. Essa transição passa por situações dolorosas, como o sentimento de que algo está faltando, como se tudo na vida estivesse embaraçado, como se o corpo a todo momento pedisse algo que não pode dar.
Essa transição é um processo de readaptação a uma nova situação, e provavelmente é igual com todo mundo. Existem formas de não passar por isso, como já ter alguém em vista antes de terminar com a relação, e assim não passar pela sensação de estar só novamente. Pode ser bom mas também pode ser ruim. Talvez quando se muda desse estado, o melhor é o corpo sentir essas angústias, a cabeça reflete mais, colocamos nossos pensamentos em valores que julgamos essenciais, voltamos-nos pra dentro de nós mesmos, e isso faz parte de um crescimento interno.
Que ao passarmos por essas transições possamos melhorar nossas próximas relações, para que um dia essas transições não sejam mais necessárias.
No primeiro caso sempre é mais fácil, pois se criam expectativas, sonhos em comum, paixão, entre outras coisas de casal. Ou seja, a transição vem com coisas boas, positivas, com aquilo que se deseja de fato. São as ideias e os ideais sendo colocados em prática. E quando se constrói uma relação sólida, provavelmente não se verá a segunda situação em ação.
No entanto, quando o inverso acontece, é uma situação muito complicada. A separação é muito ruim, até mesmo quando se sabe que é o melhor a se fazer. Essa transição passa por situações dolorosas, como o sentimento de que algo está faltando, como se tudo na vida estivesse embaraçado, como se o corpo a todo momento pedisse algo que não pode dar.
Essa transição é um processo de readaptação a uma nova situação, e provavelmente é igual com todo mundo. Existem formas de não passar por isso, como já ter alguém em vista antes de terminar com a relação, e assim não passar pela sensação de estar só novamente. Pode ser bom mas também pode ser ruim. Talvez quando se muda desse estado, o melhor é o corpo sentir essas angústias, a cabeça reflete mais, colocamos nossos pensamentos em valores que julgamos essenciais, voltamos-nos pra dentro de nós mesmos, e isso faz parte de um crescimento interno.
Que ao passarmos por essas transições possamos melhorar nossas próximas relações, para que um dia essas transições não sejam mais necessárias.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
A vida em forma de soneto
Dizem os grandes poetas que o soneto é uma das formas mais difíceis e interessantes de escrita, para não dizer perfeita. O problema é que soneto mesmo, tem muito mais regras do que simplesmente ser escrito em dois quartetos e dois tercetos. Outra situação que exige um soneto são as rimas, que devem ser internas e externas nos quartetos, e os tercetos rimando seus versos de forma alternada ou rimando os versos correspondentes. Numa ideia matemática seria assim: ABBA ABBA XYX YXY ou ABBA ABBA XYZ XYZ. Em uma das minhas músicas mais recente, escrevi utilizando os quartetos e tercetos, e com os tercetos rimando seus versos correspondentes:
Esperar em Soneto
Esperei um sinal
O sinal não chegou
Solidão que pintou
Uma pena esse final
O que houve, afinal?
A menina nem ligou
Minha faca me cortou
Esse corte foi fatal
Coração não perdoou
Perdeu sua cor
Sentiu esse não
Meu amor então voou
Para curar essa dor
Sem sua Paixão
Além das regras anteriores, o soneto exige uma escrita métrica, ou seja, cada verso deve ter a mesma quantidade de sílabas poéticas, nesse caso 10, lembrando que a última sílaba considerada é a tônica da última palavra.
Depois de escrever tudo isso, dar uma pequena explicação do que é um soneto, eu pergunto: o que seria uma vida em forma de soneto, já que ele é considerado uma forma de escrita perfeita?
Eu imagino que uma vida perfeita seja aquela que tem altos e baixos, mas que segue sempre crescendo. Venha acompanhada de muitas companhias, ou seja, família, amigos e amores. Que possamos escolher um trabalho que nos realize, tanto profissionalmente quanto financeiramente. Que haja muito lazer, descobertas, emoções etc...
No meu caso, uma vida em forma de soneto significa, além de tudo o que foi citado anteriormente, poder fazer algo diferente, algo original, algo que eternize nossa passagem nesse mundo.
Eu ainda busco essa ideia perfeita, essa ideia original, mesmo que seja em algo já existente, e percebo que fazer sonetos me coloca em dificuldades de escrita que me faz escrever cada vez mais e melhor, e cada um é uma nova ideia, original, eterno. Espero ao final de cada soneto observar minha vida e perceber que estou seguindo segundo aquilo que escrevo, pois desejo uma vida em forma de soneto.
Esperar em Soneto
Esperei um sinal
O sinal não chegou
Solidão que pintou
Uma pena esse final
O que houve, afinal?
A menina nem ligou
Minha faca me cortou
Esse corte foi fatal
Coração não perdoou
Perdeu sua cor
Sentiu esse não
Meu amor então voou
Para curar essa dor
Sem sua Paixão
Além das regras anteriores, o soneto exige uma escrita métrica, ou seja, cada verso deve ter a mesma quantidade de sílabas poéticas, nesse caso 10, lembrando que a última sílaba considerada é a tônica da última palavra.
Depois de escrever tudo isso, dar uma pequena explicação do que é um soneto, eu pergunto: o que seria uma vida em forma de soneto, já que ele é considerado uma forma de escrita perfeita?
Eu imagino que uma vida perfeita seja aquela que tem altos e baixos, mas que segue sempre crescendo. Venha acompanhada de muitas companhias, ou seja, família, amigos e amores. Que possamos escolher um trabalho que nos realize, tanto profissionalmente quanto financeiramente. Que haja muito lazer, descobertas, emoções etc...
No meu caso, uma vida em forma de soneto significa, além de tudo o que foi citado anteriormente, poder fazer algo diferente, algo original, algo que eternize nossa passagem nesse mundo.
Eu ainda busco essa ideia perfeita, essa ideia original, mesmo que seja em algo já existente, e percebo que fazer sonetos me coloca em dificuldades de escrita que me faz escrever cada vez mais e melhor, e cada um é uma nova ideia, original, eterno. Espero ao final de cada soneto observar minha vida e perceber que estou seguindo segundo aquilo que escrevo, pois desejo uma vida em forma de soneto.
Assinar:
Postagens (Atom)
