quarta-feira, 7 de abril de 2010

A vida em forma de soneto

Dizem os grandes poetas que o soneto é uma das formas mais difíceis e interessantes de escrita, para não dizer perfeita. O problema é que soneto mesmo, tem muito mais regras do que simplesmente ser escrito em dois quartetos e dois tercetos. Outra situação que exige um soneto são as rimas, que devem ser internas e externas nos quartetos, e os tercetos rimando seus versos de forma alternada ou rimando os versos correspondentes. Numa ideia matemática seria assim: ABBA ABBA XYX YXY ou ABBA ABBA XYZ XYZ. Em uma das minhas músicas mais recente, escrevi utilizando os quartetos e tercetos, e com os tercetos rimando seus versos correspondentes:

Esperar em Soneto

Esperei um sinal
O sinal não chegou
Solidão que pintou
Uma pena esse final

O que houve, afinal?
A menina nem ligou
Minha faca me cortou
Esse corte foi fatal

Coração não perdoou
Perdeu sua cor
Sentiu esse não

Meu amor então voou
Para curar essa dor
Sem sua Paixão

Além das regras anteriores, o soneto exige uma escrita métrica, ou seja, cada verso deve ter a mesma quantidade de sílabas poéticas, nesse caso 10, lembrando que a última sílaba considerada é a tônica da última palavra.
Depois de escrever tudo isso, dar uma pequena explicação do que é um soneto, eu pergunto: o que seria uma vida em forma de soneto, já que ele é considerado uma forma de escrita perfeita?
Eu imagino que uma vida perfeita seja aquela que tem altos e baixos, mas que segue sempre crescendo. Venha acompanhada de muitas companhias, ou seja, família, amigos e amores. Que possamos escolher um trabalho que nos realize, tanto profissionalmente quanto financeiramente. Que haja muito lazer, descobertas, emoções etc...
No meu caso, uma vida em forma de soneto significa, além de tudo o que foi citado anteriormente, poder fazer algo diferente, algo original, algo que eternize nossa passagem nesse mundo.
Eu ainda busco essa ideia perfeita, essa ideia original, mesmo que seja em algo já existente, e percebo que fazer sonetos me coloca em dificuldades de escrita que me faz escrever cada vez mais e melhor, e cada um é uma nova ideia, original, eterno. Espero ao final de cada soneto observar minha vida e perceber que estou seguindo segundo aquilo que escrevo, pois desejo uma vida em forma de soneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário